Em outros países a IURD tem um nome diferente, por exemplo, em Portugal, a IURD tem o nome de Centro de Ajuda, pois, o nome Igreja Universal já foi bastante desgastado devido a diversos escândalos.
O curioso é que a despeito do nome de igreja e centro de ajuda a IURD normalmente, joga na cara dos membros que questionam o “trabalho” da instituição, que a igreja as tirou da miséria e que são ingratas. A religião é assim, num primeiro momento ela faz bem, mas depois ela aprisiona a pessoa e cobra juros.
A igreja diz que as pessoas são materialistas por não darem tantas ofertas. Em outras palavras, me dê todo o seu dinheiro e deixe de ser materialista. Dinheiro esse que vai para seus líderes e pastores, uma verdadeira hipocrisia. É como se Deus precisasse da ajuda da igreja para fazer a obra divina.
A quase totalidade dos pastores da IURD não tem estudo nem profissão, são pessoas que viram na igreja a oportunidade de terem uma vida melhor, inclusive o Bispo Macedo vivia em dificuldades e não tinha nada e viu na igreja e no engano em recortes da bíblia a oportunidade de viver no luxo.
Na verdade, a função da igreja, já que ela diz seguir o evangelho de Jesus, deveria ser sim, ajudar aos pobres. A única finalidade, se é que existe, de recolher dízimos e ofertas é a de ajudar as pessoas. O que vemos na prática é que dízimos e ofertas sustentam o luxo de líderes religiosos que não querem trabalhar na honestidade e preferem mentir enganando pessoas incautas para que contribuam cada vez mais, o que as torna mais pobres e seus líderes cada vez mais ricos.
No vídeo abaixo, Bispo Alfredo divulga o áudio de um pastor da IURD, acredite, amaldiçoando uma pessoa que está descobrindo a verdade.
Confira e acredite, se quiser!!!